É FORÇA, É LUTA! É GREVE! ONDE TEM TRABALHADOR, TEM RESISTÊNCIA!

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes

O sétimo dia de greve dos trabalhadores em educação da rede municipal começou vitoriosa com uma assembleia bastante concorrida, participativa onde a categoria avaliou a greve, dando destaque ao descaso do Executivo Municipal em manter a queda de braço, suspendendo as negociações e ameaçando corte de salário. A categoria não se curvou a essas ameaças e por esmagadora maioria aprovou a MANUTENÇÃO DA GREVE!

O RESPONSÁVEL PELA CONTINUIDADE DA GREVE É O PREFEITO!

A atividade conjunta com os demais servidores ocorrida ontem, dia 16/06, foi bastante positiva, pois serviu para realimentar o movimento, dar ânimo aos que ainda se encontravam indecisos, e a grande assembleia constatou essa realidade. O comando de greve, constituído pela direção da APLB e representantes de escola, que tem conduzido o movimento com maestria, avaliou de véspera o movimento e discutiu propostas que foram aprovadas por unanimidade na assembleia. Numa demonstração de responsabilidade e seriedade, a categoria fez uma flexão quanto ao reajuste salarial e aprovou uma contraproposta de reajuste linear no percentual de 6,8% mais 2,5% de avanço na referência para ser entregue ao prefeito de Salvador. A posição da categoria nesse momento é que o Prefeito negocie com a APLB, visto que atendeu os trabalhadores rodoviários que ameaçaram greve. A pergunta é: por que não atende os servidores que tem relação direta com ele?

QUINTA-FEIRA É O PRAZO PARA O PREFEITO SE POSICIONAR SE ATENDE A APLB-SINDICATO PARA DAR SOLUÇÃO AO IMPASSE

E para buscar a intermediação entre a APLB-Sindicato e o prefeito de Salvador foi articulada uma Comissão Suprapartidária de Parlamentares, para buscar essa negociação. Assim, os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Hilton Coelho (PSOL) e Silvio Humberto (PSB), estiveram presentes na assembleia – como sempre costumam -, assim como, acompanharam a categoria que saiu em caminhada em direção à Prefeitura, após a assembleia, para buscar a audiência junto ao Prefeito. Os vereadores e a direção da APLB foram atendidos pelo chefe de gabinete Kaio Moraes que recebeu o documento contendo as reivindicações e solicitando a audiência com o prefeito. O chefe de Gabinete se comprometeu em tratar com o prefeito e secretários de gestão e educação, quando dará um retorno até a próxima quinta feira.

AÇÕES JURÍDICAS

Além das ações político/administrativas, a APLB-Sindicato já está tomando providências jurídicas, como, solicitar ao Ministério Público para mediar as negociações, assim como já entrou com um MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO para impedir o corte dos salários, que é objeto da ameaça do Executivo Municipal.

EXECUTIVO MUNICIPAL QUER DESCUMPRIR A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO!

É inaceitável que o Executivo Municipal afirme que irá cortar os salários dos profissionais da educação que estão na justa greve e não aceitará que os professores façam a reposição de aulas, numa clara demonstração de querer “castigá-los”, atropelando o direito do aluno, e a obrigação do cumprimento integral dos 200 dias letivos. A categoria faz a luta e nunca se recusou a repor aulas. Responsabilidade com a educação parece ser tão somente da APLB-Sindicato, dos trabalhadores em educação.

A LUTA CONTINUA! VIVA A GREVE!

Assista o vídeo abaixo a reportagem da TV APLB sobre a assembleia de hoje:

NOSSA AGENDA DA SEMANA!

18/07 – QUARTA-FEIRA – REALIZAR AS CARAVANAS POR POLOS.

Concentrar esforços nos seguintes polos:

CENTRO: o encontro será às 6h30, na Estação do Metrô de Brotas;

LIBERDADE: todos às 8h, na Praça do Bairro Guarani;

SÃO CAETANO: O encontro será às 8h, no Largo do Tanque;

CIDADE BAIXA: às 6h30, na EM Santa Bárbara, no final de linha do Uruguai (próximo à Paróquia São Jorge);

PIRAJÁ: às 7h, a EM Orlando Imbassahy;

CAJAZEIRAS: às 7h, na Rótula da Feirinha de Cajazeiras X.

19/07 – QUINTA-FEIRA – 9hMANIFESTAÇÃO NA SMED, SEGUIDA DE CAMINHADA ATÉ O RETORNO DA CEASINHA;

15h – Reunião do Comando, na APLB-Sindicato;

20/07 – SEXTA-FEIRA – 09H – ASSEMBLEIA GERAL – GINÁSIO DOS BANCÁRIOS

A GREVE CONTINUA! Acompanhe no vídeo abaixo o momento da votação: