EJA em constante movimento – Semana do Bem Estar na escola municipal Tomaz Gonzaga

A APLB-SINDICATO esteve presente na última sexta-feira (21), na “Semana do Bem Estar”, promovida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos  (EJA) da Escola Municipal Tomaz Gonzaga, em Pernambués, Salvador.

O evento acontece anualmente na unidade escolar e tem como objetivo promover ações voltadas para os alunos (as) da EJA, onde os mesmos participam da construção e desenvolvimento das ações. Em nome da entidade, a diretora Arielma Galvão falou aos participantes sobre a importância da unidade pela ampliação e fortalecimento da EJA, em Salvador, na Bahia e no Brasil.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem mais de 1,5 milhão de pessoas, com 15 anos ou mais, que não sabem ler ou escrever. Do total, 61.351 estão em Salvador, capital do estado.

“Temos uma dívida histórica com essas pessoas. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o poder público tem como obrigação garantir o acesso e a permanência do trabalhador na escola. Precisamos buscar formas de ampliar o acesso, no sentido de reduzir o número de analfabetos e analfabetos funcionais. A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada, seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades ou outras condições adversas, deve ser entendida como reparação corretiva, possibilitando aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e na abertura dos canais de participação. A EJA é um direito e devemos lutar, de forma coletiva, para que ele seja garantido”, destacou Arielma.