Eleição para Representante de Escola (RE): democratizar para fortalecer

Nesse momento em que a Educação e as entidades sindicais no Brasil sofrem um série de ataques promovidos pelo governo Bolsonaro, a união da classe trabalhadora para desenvolver estratégias de enfrentamento à essa onda de retrocessos é de fundamental importância. Em Salvador, a situação não diverge muito do resto do país, pois  o prefeito da capital, ACM Neto, tem sua gestão alinhada à política entreguista, de desmonte, praticada por Bolsonaro.

Frente a isso, a APLB-SINDICATO realiza mais uma eleição para Representante de Escola (RE), no dia 5 de dezembro. O objetivo é garantir e aperfeiçoar a participação democrática dos profissionais de Educação da Rede Municipal de Salvador nas ações desenvolvidas pela APLB, consolidando as relações entre a direção da APLB-SINDICATO e a base. A eleição de representante escolar garante também a organização dos trabalhadores em seu local de trabalho, reafirmando a visão classista de sindicato.

A eleição para RE da Rede Municipal de Salvador é uma forma de fortalecer a Organização por Local de Trabalho (OLT), daí a necessidade de que cada unidade escolar eleja seu representante. Consideramos esse processo um avanço, pois possibilita à  direção do sindicato manter uma relação mais estreita com a categoria, oportunizando as discussões, tratando das demandas da Educação, além de forjar novas lideranças para representar a classe.

O RE, por ser uma liderança intermediária da categoria, deve, junto com a direção do sindicato, lutar para garantir os interesses dos seus representados em detrimento dos interesses individuais. Para tanto, é imprescindível permanente articulação com a direção do sindicato, que lhe dará retaguarda necessária para o alcance das metas.

Para tanto, todos devem se empenhar e se comprometer em realizar o processo em todas as unidades escolares, para fortalecer mais o sindicato junto à sua base, aumentar a capacidade de mobilização e de luta, especialmente nesse período de enfrentamento aos governos reacionários – que retiram direitos dos trabalhadores, não atendem suas reivindicações e não tratam a Educação como prioridade –  no âmbito federal e municipal.

Formação política sindical

Uma das primeiras metas da APLB-SINDICATO será promover a formação sindical para os RE eleitos para forjar lideranças, promovendo o fortalecimento político-profissional  desses companheiros.

Perfil do Representante de Escola (RE)

• Ser professor, coordenador pedagógico, funcionário do quadro efetivo da Rede municipal de Ensino
  • Ser sindicalizado à APLB-SINDICATO
  • Cumprir as atribuições do cargo com profissionalismo, assiduidade e ética
  • Ter atitudes democráticas, saber ouvir, argumentar, respeitar e acatar as opiniões dos colegas
  • Ter por hábito socializar as discussões e informações derivadas das reuniões, assembleias e dos veículos oficiais de comunicação da APLB-Sindicato
  • Reportar à APLB-SINDICATO as demandas derivadas dos trabalhadores da escola, assim como seu funcionamento
  • Ter capacidade de incentivar o debate, o pensamento crítico, respeitando a liberdade de expressão
  • Atuar com liderança e habilidade para construir propostas que atendam aos interesses da categoria
  • Estimular a solidariedade e a consciência de classe

Atribuições do Representante de Escola (RE)

• Cumprir e fazer cumprir o estatuto da APLB-SINDICATO e o regimento do representante escolar
  • Participar das reuniões e atividades desenvolvidas pela APLB-SINDICATO e incentivar a participação de todos os colegas
  • Reunir os trabalhadores em Educação, mantendo-os informados sobre os encaminhamentos, atividades e campanhas
  • Participar das reuniões dos representantes de escolas, convocadas pela APLB-SINDICATO
  • Identificar os problemas da escola, bem como os pleitos dos trabalhadores e informar ao sindicato
  • Promover e organizar as atividades e campanhas do sindicato na unidade escolar
  • Sindicalizar todos os colegas
  • Manter sempre viva a APLB-SINDICATO na unidade escolar, criando o espaço da APLB na escola, divulgando materiais de comunicação da entidade

ATENÇÃO, AS ESCOLAS DEVEM DEBATER A ESCOLHA DO SEU REPRESENTANTE, ESCOLHENDO O COMPANHEIRO (A) COM PERFIL PARA REPRESENTAR A SUA UNIDADE JUNTO À APLB-SINDICATO.

ATÉ O DIA 30 DE NOVEMBRO TODAS AS ESCOLAS RECEBERAM O MATERIAL COM AS ORIENTAÇÕES, ATA DA ELEIÇÃO, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES.

DIA 5 DE DEZEMBRO: ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DE ESCOLA EM TODA REDE MUNICIPAL – PARTICIPE!