Em Jequié, a APLB realiza ato público em defesa da Valorização do Magistério Municipal e contra os cortes na Educação

Nesta quinta-feira (23) a APLB-Sindicato realizou um ato público em Jequié, em frente à Secretaria Municipal de Educação, reunindo professores e outros profissionais da rede pública municipal de ensino. Vestidos de preto, os manifestantes realizaram panfletagens e gritaram palavras de ordem em defesa da atualização do Piso Salarial do Magistério, com a aplicação do percentual de 4,17%, e em defesa da educação pública, se posicionaram contra os cortes da educação e reforma da Previdência.

O ato público foi deliberado na última assembleia de professores, dia 15 de maio, com o intuito de chamar a atenção da Secretaria Municipal de Educação para que assuma a sua responsabilidade no plano das políticas de valorização dos profissionais da educação.  “Enquanto não for resolvida a atualização do Piso Salarial e que seja cumprido na íntegra o Plano de Carreira, nós vamos continuar mobilizados em movimentação pela nossa valorização. Estamos em defesa da Educação, mas uma Educação em que seus profissionais sejam respeitados e que tenha seus direitos cumpridos”, disse a diretora da APLB-Sindicato de Jequié, Caroline Moraes.

A categoria permanece em estado de alerta e mobilizada. O próximo encontro será nesta segunda-feira, dia 27 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Jequié, onde haverá uma palestra com a supervisora técnica do DIEESE-BA para falar sobre a reforma da Previdência. No próximo dia 30, Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação e Contra a Reforma da Previdência, a base de trabalhadores e trabalhadoras da educação apoiará o movimento estudantil em defesa da educação. No dia 14 de junho acontecerá a Greve Geral Nacional, quando o Brasil para suas atividades em protesto contra a política do governo de Jair Bolsonaro.