Opções

Ache fácil

ESTUDANTES GANHAM MAIS CINCO DIAS PARA SE INSCREVER NO ENEM

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, anunciou nesta sexta-feira (22) que o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi adiado até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. A princípio, pelo cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 desta sexta.

A mesma informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em uma rede social “Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial”.

A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na manhã desta sexta.

Milhões de estudantes da rede pública de ensino em todo o país têm tido dificuldade de acesso à internet, além de problemas  durante o processo de inscrição como tela travada em uma das etapas, boleto bancário não é gerado, pagamento da taxa de inscrição não é confirmada.

As datas de realização das provas,  marcado inicialmente para novembro, também serão adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

No último dia 11, a APLB-SINDICATO ajuizou uma ação pedindo a suspensão do calendário do Exame, a fim de garantir igualdade de condições para que alunos da rede pública e privada realizem a prova. Outras ações judiciais, como a da APLB, foram impetradas por entidades da Educação em todo o país.  O debate sobre o adiamento da prova chegou ao Congresso. Na terça-feira (19), o Senado aprovou um projeto que adia Enem.

Top