Governador Flávio Dino (PCdoB/MA), eleva piso dos professores para R$ 5.750

Os professores da rede estadual do Maranhão receberam uma boa notícia neste início de ano letivo. O governador Flávio Dino (PCdoB) assinou uma medida na última terça-feira passando para R$ 5.750 o salário inicial dos educadores com jornada de 40 horas semanais, o que promove a remuneração de referência dos professores maranhenses a maior do país.

Já o docente em início de carreira com 20h semanais receberá o  valor proporcional, equivalente a R$ 2.875,41. Durante o anuncio do reajuste, o governador afirmou que investimento é fundamental para desenvolver do estado do Maranhão.

Para efeito de comparação, o estado de São Paulo paga uma quantia mensal bem menor aos professores da rede pública: em janeiro, o governador Geraldo Alckmin reajustou em 7% o piso salarial de mais de 200 mil profissionais do magistério nas escolas estaduais. Com o aumento, o salário base de um professor do ensino médio passou de R$ R$ 2.415,89 para R$ 2.585,00 – 5,2% acima do piso nacional.

Em dezembro, o Ministério da Educação fixou o piso salarial dos professores em R$ 2.455,35 para 2018. O valor é referente aos profissionais que cumprem as mesmas 40 horas por semana, e representou um reajuste de 6,81% em relação à quantia estabelecida para 2017.

Equiparação salarial

Em 2014, quando o Plano Nacional de Educação (PNE) foi lançado, a expectativa era a de que em 2020 os salários dos professores da educação básica pública estejam equiparados aos salários de outros profissionais com escolaridade equivalente.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica de 2014, publicado pelo movimento Todos Pela Educação e pela Editora Moderna, um professor com graduação em nível superior no Brasil recebe, em média, 51,7% do salário de outro profissional com a mesma formação. (Carta Educação/#Envolverde)