Em Salvador: Dez mil trabalhadores unidos na Greve Nacional da Educação dizem  #NãoÀReformaDaPrevidência

Em Salvador: Dez mil trabalhadores unidos na Greve Nacional da Educação dizem #NãoÀReformaDaPrevidência

Fotos: Getúlio Lefundes

Os profissionais da Educação das redes estadual e municipais do Estado da Bahia, atenderam à convocação da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia e, em conjunto com outros trabalhadores de diversas categorias e entidades sindicais, somaram mais de dez mil pessoas que paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (15), e se reuniram em protestos fechando a região do Shopping Iguatemi, em Salvador.

A comoção foi geral e os gritos, vozes e brados de protesto conseguiram juntar pessoas de diferentes  idades e ideologias numa única palavra de ordem: #NãoàReformaDaPrevidência!

“Parabéns a todos e todas da capital e interior. A luta continua! Não vamos permitir que essa DesReforma seja aprovada. Os trabalhadores têm que se unir em uma só força”, destaca o coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira.

O trânsito foi interrompido no local, os rodoviários cruzaram os braços e a população participou da luta contra a Reforma da Previdência Social proposta por Michel Temer. Com apitos, faixas, cartazes, carro de som, banda de percussão e bandeiras, o trabalhador baiano revelou a sua garra e deixou claro que essa luta é de todos! Ficou evidente o nível de insatisfação com a proposta sobre a aposentadoria apresentada pelo governo federal e os dez mil trabalhadores deram o seu recado ao Planalto. #ForaTemer

A Agenda da Greve, aprovada em assembleias realizadas na capital e interior, foi organizada por dois momentos: realização de atividades para a sua construção (com visitas as escolas, debates sobre a reforma da Previdência, panfletagens e bandeiraços em diversos locais) e as ações conjuntas a partir do dia 15 até o dia 24 de março. Os trabalhadores em Educação seguem firme na greve Geral Nacional até o dia 24 de março, em todo o país.

A APLB-Sindicato atendeu à convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e conta com a unificação das entidades que compõem os movimentos sociais, sindical e estudantil numa demonstração de unidade dos trabalhadores.

Na manifestação desta quarta-feira (15), estiveram presentes as caravanas do interior, sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sinpojud, Sindimed, Construção Civil, Sindicato dos Rodoviários, da Frente Brasil Popular, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), entre outras entidades.

Confira a agenda de atividades:

15/03 – Quarta-feira:

– ÀS 15 HORAS,  GRANDE CAMINHADA SAINDO DO CAMPO GRANDE EM DIREÇÃO AO COMÉRCIO.

16/03 – QUINTA-FEIRA

NA CAPITAL:

Ações unificadas em diversos pontos da cidade com panfletagem, caminhada, bandeiraço.

• CENTRO – 9h – Concentração em frente ao Fórum Rui Barbosa em direção a Praça da Piedade descendo a Estação da Lapa;

• BROTAS – 9h – Concentração na Cruz da Redenção em direção ao Colégio Góes Calmon;

• LIBERDADE: 9h – Concentração em frente ao Colégio Duque de Caxias, seguindo em direção a Lapinha;

• CIDADE BAIXA: 9h – Concentração no Largo dos Mares em direção ao Largo de Roma;

• SÃO CAETANO: 9h – Concentração no Largo do Ar Geral em direção ao Colégio Estadual Pinto de Carvalho;

• CABULA: 9 h – Concentração na UNEB em direção a Estrada das Barreiras;

• PIRAJÁ: 9h – Concentração no Largo de Pirajá em direção ao final de linha da Rua Velha

• CAJAZEIRAS: 9h – Concentração no Largo da Feirinha em direção a Pronaica;

• ORLA: 9h – Concentração na Escola Municipal Cidade de Jequié em direção ao final de linha do Engenho Velho da Federação;

• ITAPUÃ: 9h – Concentração em frente a Igreja de Itapuã em direção ao Bompreço;

• SUBÚRBIO I: 9h – Concentração no Luso em direção ao final de linha de Plataforma;

• SUBÚRBIO II: 9h- Concentração na segunda rotatória de Paripe em direção a Praça de Paripe.

NO INTERIOR:

Bandeiraço e panfletagem nos pontos estratégicos da cidade.

17/03 – SEXTA-FEIRA –

Das 9h às 17h: Seminário Estadual contra a PEC 287/2016 Reforma da Previdência.

Local: Hotel Othon Palace, Ondina

20/03 – SEGUNDA-FEIRA

• Ato Político Unificado capital e interior, seguido de caminhada pelo centro da cidade;

ATENÇÃO! As atividades a partir do dia 21 serão divulgadas posteriormente.