Homenagem da APLB-Sindicato ao Dia Mundial do Funcionário de Escola

Desde 2018, a Internacional da Educação instituiu o Dia Mundial do Funcionário da Educação para dar mais visibilidade ao trabalho desses profissionais. Merendeiras,vigilantes, auxiliares administrativos e de limpeza são fundamentais para a promoção de uma educação de qualidade. Sem a participação deles, não há escola! #16demaio#heroisinvisivesdaeducacao

Neste 16 de Maio – Dia Mundial do Funcionário de Escola a APLB-Sindicato presta sua homenagem e gratidão a todos os funcionários que ajudam a formar e desenvolver integralmente os alunos e contribuem com o sucesso da escola. Todas as funções na escola são exercidas por profissionais que merecem todo o nosso respeito e carinho desde a limpeza, conservação, portaria e apoio, trabalhadores da educação em geral.

A APLB-Sindicato segue na luta constante em busca de reconhecimento e valorização profissional dos funcionários e funcionárias de escola, segmento importante no ambiente escolar, mas que ainda não é valorizado e tão pouco reconhecido pela sociedade, principalmente quando se trata de políticas públicas voltadas à categoria. A escola é o lugar na qual passamos boa parte de nossas vidas, é nela que aprendemos o conteúdo curricular, além de proporcionar um convívio em grupo. Uma escola é composta por vários segmentos: professores, funcionários, pais e aluno, e todos são importantes para que a escola tenha um bom desempenho.

Que este dia seja de reflexão e mantenha aceso o desejo constante da luta e pela conquista  da valorização e reconhecimento da categoria como educador, a organização da categoria em sindicatos em busca de uma identidade profissional, a exemplo da luta nacional dos funcionários, a profissionalização dos funcionários através do Profuncionário entre outras conquistas.

A importância da organização dos funcionários de escola em sindicatos foi fundamental para a construção de uma identidade profissional. Promover o desenvolvimento educacional dos alunos, objetivo principal da escola, não se restringe apenas aos professores, mas a toda e qualquer aprendizagem que favoreça a formação integral da pessoa e que não precisa estar atrelada apenas aos docentes, necessitando também a participação dos demais segmentos.