Moção de apoio à greve dos petroleiros

Conforme aprovado em assembleia geral da rede estadual promovida pela APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, na segunda-feira (17/02), nós, como legítima entidade representativa dos trabalhadores em Educação, nos solidarizamos à greve dos petroleiros, iniciada dia 1 de fevereiro, e que já atinge a quase totalidade das unidades operacionais.

Nos colocamos contra as demissões de trabalhadores efetivos e terceirizados, contra as privatizações na empresa feita pelo governo Bolsonaro e seu ministro da economia Paulo Guedes. A greve é um legítimo direito do trabalhador e, por isso, repudiamos os  ataques explícitos, com o auxílio da justiça, ao direito de greve, como o envio de cartas às residências dos grevistas, tentando impor uma presença de 90% dos trabalhadores, bloqueando as contas dos sindicatos, impondo multas diárias milionárias e até mesmo autorizando contratação emergencial de fura-greve.

É muito importante o apoio à greve dos petroleiros porque se trata de combater o desemprego, as privatizações que significam a entrega das riquezas do país ao imperialismo e são a causa do aumento do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, reafirmando uma posição contrária ao domínio imperialista que Trump tenta impor à toda América Latina.

O apoio aos petroleiros também é uma defesa do direito de greve contra as medidas autoritárias e anti-operárias do judiciário. Esta é a primeira greve nacional contra o governo Bolsonaro e acontece numa categoria estratégica, como os petroleiros. Se a greve petroleira vencer, a classe trabalhadora de todo o país sairá mais forte. A luta dos petroleiros também é nossa, por isso é fundamental as manifestações de solidariedade e a ampla divulgação da greve.

Salvador, 18 de fevereiro de 2020.

APLB-Sindicato