Repúdio à violência contra a Educação no Município de Ruy Barbosa

Repúdio à violência contra a Educação no Município de Ruy Barbosa

 

Vivemos em sociedade e a cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos pelo indivíduo que pensa, que tem responsabilidade e que atua de forma a transformar o local em que vive. Ele enfrenta as barreiras e os desafios visando superar a exclusão social, a coisificação, a transformação do ser em mercadoria. “Está em curso uma engrenagem que tem como objetivo transformar o cidadão em consumidor, que aceita ser chamado de usuário.” (Milton Santos em sua obra O Espaço do Cidadão).

O Brasil necessita de políticas sólidas, efetivas, que superem as discrepâncias que colocam parcela significativa da população à margem dos direitos. A Educação tem esse papel: gerar cidadãos capazes de transformar e revolucionar o ambiente em que vive.

A APLB-Sindicato vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio à tentativa de certo edil, integrante da Câmara Municipal de Vereadores de Ruy Barbosa, que em plena sessão, demonstrou total desrespeito com a Educação do Município de Ruy Barbosa ao chamar os Trabalhadores da Educação Pública Municipal de “IMBECIS.”

Excelentíssimo Senhor Vereador, Educação só é de qualidade quando é para todos e essa bandeira jamais será abandonada pela APLB-Sindicato. Vamos estar sempre entrincheirados, vigilantes e atentos com aqueles que acham que podem fazer da Educação um curral eleitoral.

Não somos desprovidos de inteligência, tolos ou idiotas, mas, sim, temos o DNA da luta, da persistência, da coragem e da intransigência na busca da construção de uma sociedade onde políticos da sua linhagem genética sejam rejeitados e banidos da vida pública. O Senhor, caro Vereador, é a clara demonstração do político que tem medo da Educação transformadora e revolucionária. Medo de ver emergir fortalecido no ambiente em que vive o cidadão reivindicador e consciente do seu papel; este rejeita o retrocesso, o atraso, o preconceito.

Não permitiremos que políticos como o senhor, vereador, transforme a Educação em uma barraca que vende banana na esquina. Jamais aceitaremos! O senhor, nobre edil, precisa entender que a Câmara Municipal é o espaço para o exercício do contraditório, dos debates e das ideias propositivas e nunca um ambiente do retrocesso, do atraso e do que há de pior na política.

Aproveitamos para reconhecer o ato realizado por todos os vereadores ao atender ao pedido insistente dos docentes do município de Ruy Barbosa. Acreditando que é possível ouvir a quem conhece de fato e de direito a educação do município. A atitude de vocês deve ser valorizada no seio da educação.

Portanto, Excelência e nobre edil, faça do seu mandato um diferencial e um referencial na política local e RESPEITE OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO que para o Senhor são IMBECIS. Não somos não! Apenas lutamos para que as futuras gerações aprendam a dizer não a políticos que carregam no cromossomo a sua linha de pensamento que representa tudo que há de pior na forma de fazer política.

APLB-Sindicato Delegacia Sindical do Município de Ruy Barbosa, 02 de abril de 2018.

 

Notícias anteriores:

 

Vereador Ney Dias chama profissionais da educação de “lote de imbecis”. APLB envia nota de repúdio.

Fonte: http://www.ruybarbosanoticias.com.br

Nota de Repúdio e Indignação à fala e atitude do Vereador Ney Dias.

A Aplb Sindicato, Delegacia Piemonte da Diamantina, através de sua representante legal, vem por meio desta nota, manifestar o seu veemente repúdio e indignação à fala e atitude do vereador do Município de Ruy Barbosa, o senhor Ney Dias que usou o microfone na plenária da Câmara no dia 28 de março do ano em curso, para atacar os profissionais em educação chamando-os de “lote de imbecis”. Nesse momento acontecia na câmara uma assembleia da classe através de um Seminário com o tema “Precatório do Fundef”, que tinha como palestrante o Presidente da Aplb Estadual o Professor Rui Oliveira.

Grande foi a indignação dos presentes quando o dito Vereador (PMDB) que também é professor Ney Dias usou desse momento para agredir verbalmente não só os professores presentes, mas toda a categoria, e, também se portar com autoritarismo apontando com o dedo que seguiam suas palavras de desafetos e de desatenção para com os educadores.

O vereador Ney Dias, junto com mais seis vereadores,em sessão ordinária (26-03) da câmara de vereadores aprovou e se manifestou a favor do Projeto de Leide Nº07  e Nº 08, projetos esses que são contra o pedido dos professores que junto com a minoria de vereadores da Câmara somente pediam tempo para conhecer os projetos, analisar e discutir já que os projetos tinham sido enviado no mesmo dia para leitura e votação.

Entendemos que o papel dos vereadores é defender e representar o povo, mas o vereador Ney Dias não exerceu tal papel quando discordou e utilizou de maneira tempestuosa a enraivecida abatendo a moral e menosprezando profissionais que são transformadores de pessoas como com disse Paulo Freire.

Queremos deixar bem claro para o vereador Ney Dias e para a população que estamos decepcionados e tristes com seu posicionamento, posicionamento esse que se distancia da profissão que o dito vereador também exerce, que é o de ser professor, já que nós professores somos os únicos profissionais no mundo capaz de despertar admiração de um modo único e assim se tornar inspiração para nossa clientela.

Esperamos que o vereador citado, mesmo tendo ficado um bom tempo longe de sua função de professor, sem ter obrigações de planejar, preparar diagnósticos de aprendizagem e avaliar, venha a acreditar que ser professor não é tarefa fácil, e que se trata de uma missão e que dela temos que prestar contas.

Assim, esperamos que o vereador como pessoa pública, lembre-se de compreender que está sujeita a sofrer críticas e elogios e por isso tenha a recato como ser humano, como vereador e como professor que é, de se retratar perante a sociedade e a nossa categoria na próxima sessão da câmara de vereadores.

 Nota da APLB enviada para o site Ruy Barbosa Notícias

 

 

Mais Notícias:

A APLB-Sindicato de Ruy Barbosa na luta por direitos 

Com a entrevista que foi cedida a FM Esperança de Ruy Barbosa pela nossa representação Estadual Hércia Azevedo estamos apresentando a equipe gestora que atendemos seu pedido de trazer para nossas negociações técnicos com referencial teórico e prático para corrigir os equívocos e prejuízos causados a categoria dos profissionais de educação de Ruy Barbosa ao longo de toda a história . E ainda mostrar a nossa categoria que a APLB- Sindicato tem uma história de 68 anos de luta pela educação.

 

Rui Oliveira, na plenária da Câmara de Vereadores. Palestra sobre conjuntura educacional e precatórios do FUNDEF

 

Você pode gostar de ler também: