“O racismo é uma imundície”, afirma Nivaldino Felix

“O racismo é uma imundície”, afirma Nivaldino Felix

A cada momento observamos que a questão do racismo se aguça, tanto no Brasil quando em outras partes do mundo. Este legado de ódio racial contra os indivíduos de origens africana tem tomado corpo, principalmente no Estado Unidos e no Brasil,  assim como  parte da Europa.
Recentemente, tivermos a matança nos Estados Unidos, precisamente na cidade de Charleston. Nove pessoas negras foram assassinadas por um homem branco de  nome Dylann Roof  levado pelo ódio racial. Antes em Ferguson, policiais brancos mataram o jovem negro Michael Brown e Walter Scott um senhor de 50 anos.
E o que mais revolta é que estes crimes praticados por policias brancos, que são inocentados quando alegam legítima defesa e a “justiça americana “  absolve estes assassinos racistas.
Durante os séculos, o ódio racial contra os africanos e seus descendentes na terra de Tio Sam, levou à morte milhares de negros americano. Muitas lideranças negras  americanas, levantaram o bastião da resistência contra a tirania dos Estados Unidos, entre eles estão Malcom X, Angela Davis e  Martin Luther King, este que nos anos 60 mobilizou milhões de negros na luta por direitos sociais, como resultado foi assassinado de forma bárbara pelo sistema racista americano comandado pelo FBI e CIA, organizações mafiosas que fazem  a papel sujo do imperialismo norte-americano.
O mas decepcionante nisso é que hoje nos Estados Unidos tem um presidente negro – Barack Obama – que se limita a dar resposta evasivas, sem tomar nenhuma atitude contra tais absurdos praticados pelos brancos. Alguns trechos de discursos de Obama sobre as matanças nos Estados Unidos:
“Obama pede que a “desconfiança “entre e os brancos negros e polícia seja reduzida”
“Obama pede que as pessoas encontrem uma forma de reduzir a espécie de desconfiança em relação ao sistema entre afroamericanos e a polícia”
Esta é a visão de um presidente negro, tão reacionário quando qualquer presidente branco. Pelo o que se observa, o presidente culpa os negros americanos pelos fatos ocorridos.
No Brasil, a onda racista não para, basta ter acesso às redes sociais, que vocês vão encontrar atos racistas contra negros e negras. Recentemente, tivemos centenas de ataques racistas contra uma jornalista negra da Rede Globo – Maria Júlia, a Maju – que apresenta a previsão do tempo. Vê-se nas palavras das pessoas  o ódio racial.
Este racismo se dá de forma intensa nos campos de futebol, como vem acontecendo no Brasil, além disso temos a discriminação aos nordestinos, vimos isso com maior nitidez na ultima eleição para presidente. Para amenizar estes valores anti-humanos, só com um novo sistema para punir com severidade quem pratica este ato tão desumano, que é o ódio racial.
Nivaldino Felix
Diretor de Imprensa da APLB-Sindicato, pesquisador, escritor e educador   
 

Você pode gostar de ler também: