PARALISAÇÃO – APLB une redes estadual e municipal em protesto irônico e irreverente, na Barra

A paralisação das redes estadual e municipal nesta terça-feira (18/02), culminou em um ato conjunto promovido pela APLB-Sindicato, no Farol da Barra. Com bastante irreverência e ironia os trabalhadores em educação levaram para o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade, os protestos em defesa da Educação. Fantasias, faixas, cartazes, adereços carnavalescos e cânticos de protesto marcaram o Ato Conjunto dos trabalhadores em educação das redes estadual e municipal de Salvador, que defendem suas pautas específicas de reivindicações , para o Governo do Estado e Executivo Municipal, respectivamente. Para o coordenador-geral Rui Oliveira, “a APLB inaugura este circuito no Carnaval da Bahia dizendo para os governos estadual e municipal que não estamos para brincadeira. Vamos brincar o Carnaval sim, mas não vamos nos esquecer da luta. O governo precisa agilizar e chamar para  conversar porque temos um indicativo de greve. Estamos à disposição, para dialogar”, alerta. Entre as principais reivindicações da pauta temas como Reforma do Ensino Médio, Difícil Acesso, Gratificação de Estímulo ao Aperfeiçoamento Profissional, entre outros.

A APLB abre o Carnaval da Bahia com um “Grito de Protesto” pela  falta de respeito que o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto têm tratado a Educação. Para a diretora Elza Melo “É um verdadeiro descaso. Estamos aqui para denunciar à população, inclusive para os turistas,  sobre a real situação da Educação nas redes estadual e municipal. O governo do estado impõe uma previdência que é nociva aos servidores e o prefeito ACM Neto continua tratando com descaso a educação do município, pois além de não conceder reajuste salarial, não leva à sério  o correto funcionamento das escolas”, denuncia. De acordo com Elza Melo, muitas escolas não conseguiram dar início às aulas no último dia 5 de fevereiro porque falta professor, coordenador pedagógico, auxiliar de desenvolvimento infantil (que é uma figura muito importante em sala de aula, para crianças pequenas, inclusive para crianças especiais). A diretora convoca os trabalhadores em Educação para continuar os protestos durante o Carnaval. Na quinta-feira (20/02), no Bloco Rodopiô, na Avenida e na Mudança do Garcia, na segunda (24/02).