Paulo Bonfim do mundo das artes à atividade sindical

Paulo Bonfim Filgueiras da Silva, natural de Rio Real, interior baiano, diretor de Formação Sindical da APLB-Sindicato, graduado em Direito, é professor de Artes da rede pública estadual da Bahia. Mas isto depois de 2011. Antes disso, Paulo Bonfim, ou apenas Filgueiras, como relata reportagem de A TARDE, de 7 de outubro de 1995, era um artista plástico de atividade intensa, ex-diretor de DCE e figura de destaque na histórica Semana da Expressão Artística, realizada nos anos 80.

Dizia a reportagem “Quem não se lembra de um estudante que passou uma semana em cima de uma mangueira na Escola de Belas Artes da UFBA, no Canela? Pois é ele”.

Graduado em Desenho Plástico pela UFBA, Filgueiras fez diversas exposições, entre coletivas e individuais. A partir de 2001, seu talento ficou a serviço do ensino, da advocacia e da atividade sindical, mas ressalta que as artes continuam vibrando em seu ser. Por enquanto, passa o que sabe aos estudantes, mas, quem sabe, não volta às telas. Afinal, Paulo Bonfim tem uma trajetória que lembra a metamorfose ambulante, famosa na música de outro baiano talentoso.

Veja algumas fotos da coleção do artista, professor, advogado, militante sindical Paulo Bonfim Filgueiras da Silva: