PEC da Previdência: Líder do governo diz que vai levar reivindicações de entidades a Rui Costa

Representantes de sindicatos, entre eles, a APLB, e associações de serviços públicos se reuniram com o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), no início da tarde desta terça-feira (7). As entidades levaram ao líder os pontos de reivindicação das categorias em relação a PEC158, da Previdência,  enviada pelo governador Rui Costa aos deputados estaduais no fim do ano passado.

“Eles apresentaram uma proposição de suspensão da PEC para que nós pudéssemos encaminhar ao governo. A intenção das entidades é abrir um maior diálogo. Além disso, a bancada do PCdoB apresentou também várias sugestões de alterações, que nós já recebemos e vamos encaminhar, assim que o relator seja definido, para que ele possa fazer uma análise”, disse Rosemberg.

Na ocasião, o coordenador-geral da APLB_SINDICATO, Rui Oliveira, deixou clara a posição contrária da entidade ao projeto, pedindo a adequação ou anulação da proposta. A APLB convoca a todos, servidores e entidades, para participaram da grande mobilização, dias 13, 14 e 15 deste mês para impedir a votação da proposta na AL-BA.

Confira no vídeo:

“Os trabalhadores não vão aguentar essa proposta, igual ou pior que a de Bolsonaro”, declarou Rui.

O líder do governo garantiu as entidades que as reivindicações seriam analisadas.

“Foi uma reunião propositiva, ouvimos os diversos seguimentos. Eu acho que assim que se faz, nós temos ainda uma semana de debate até que a casa, se houver a convocação extraordinária, volte a funcionar. Vamos ajustando os pontos, eu espero que a gente possa sair daqui aprovando uma PEC que seja a mediação dos interesses do Estado e dos servidores”, concluiu.

PEC 158
Alvo de críticas e protestos, a PEC 158 enviada pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa na Bahia (AL-BA) no dia 17 de dezembro, propõe mudanças significativas nas regras de aposentadoria dos servidores públicos do estado. Na prática, as mudanças se referem principalmente ao tempo de contribuição e idade mínima, e afeta ainda mais significativamente os professores da rede pública de enisno. A PEC 158/2019 é uma adequação à Emenda Constitucional 103/2019, projeto de Reforma da Previdência governo Michel Temer, aprovado pelo Congresso.