Professores e alunos protestam contra o fechamento do Colégio CISO, em Itabuna

Professores e alunos protestam contra o fechamento do Colégio CISO, em Itabuna

 

 

 

Professores e alunos de Itabuna protestaram na manhã desta segunda-feira (20/01) contra o fechamento do Colégio Ciso em Itabuna. O protesto tomou às ruas e fechou a saída para Ilhéus para denunciar e chamar a atenção da população. 

A Prefeitura de Itabuna cancelou o contrato que mantinha com o colégio para as aulas do ensino Fundamental. A suspensão do contrato, firmado há cerca de 50 anos, é muito criticada pela APLB – Delegacia do Cacau. A diretora da APLB  Ruth Menezes e professores se reuniram com representantes da secretaria de Educação do município para tentar reverter o processo. Segundo denúncia da diretora Ruth, o objetivo é municipalizar o fundamental e fechar o ensino médio. “Os alunos não estão conseguindo vagas em outras escolas. E com relação aos professores eles terão que fazer a jornada pedagógica de forma aleatória, sem garantia de lotação. É um absurdo e muito triste ver uma escola cinquentenária desse porte terminar assim”, critica Ruth.  

Localizado em  Itabuna, o Colégio Estadual Sesquicentenário (Ciso), completou 50 anos em 2018, e se destaca pela estrutura esportiva. Professores e alunos foram comunicados no início de novembro sobre o fechamento e transferência dos estudantes para outras unidades. O Ciso já formou atletas que se destacam em competições nacionais e internacionais. Uma delas é a nadadora Ísis Rosário, que integra a seleção brasileira e foi formada no colégio. Ela ganhou o Sul-Americano de Natação, realizado na Colômbia. 

A APLB-Sindicato repudia o fechamento da escola e segue na luta em defesa dos professores e estudantes. Foi agendada uma reunião nesta terça-feira (21), pela tarde para buscar alternativas. 

Você pode gostar de ler também: