Professores e coordenadores aprovados no Concurso de 2005 esperam pela convocação de trabalho

De Ibicaraí, a professora Maria Gracilea Alves mandou a informação:

Em 12/05/2008, nós habilitados no Concurso para Coordenador do  Estado do Município de Ibicaraí, entramos na Justiça através da Promotoria do Estado com um Mandado de Segurança nº 27342-8/2008 do 2º grau, porque só  aqui em Ibicaraí existem 13 vagas sem Coordenador Pedagógico e temos os  atestados de vaga da maioria dos colégios do Estado assinados pelos  diretores.

Verifique o processo no site: www.tjba.jus.br

Nós temos um grupo de 09 habilitados para Ibicaraí. Estamos nessa luta, pois é um descaso completo o que o governo do estado vem fazendo em relação aos coordenadores concursados. O concurso vai caducar em 10/05/2010.

 

 

______________________________________________________________________________

 

 

 

 

BAHIA JÁ

 

11/06/2009 – 11:22
OPINIÃO LEITOR: COORDENADORES PEDAGÓGICOS CONCURSADOS FAZEM PROTESTO

MENSAGEM:

Os coordenadores pedagógicos aprovados no Concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação em 2005 tornam público que o Governo do Estado da Bahia ainda não convocou NENHUM dos candidatos aprovados e classificados naquele concurso.

E, enquanto a espera pela convocação é amargada com ansiedade, há a indignação de ver que muitas escolas estaduais têm sofrido e funcionado de forma precária, com a ausência de um coordenador pedagógico habilitado para a função. A despeito da falta de Coordenadores nas escolas, a Secretaria Estadual de Educação da Bahia continua informando de que não há previsão para convocação.

O Superintende de Recursos Humanos da SEC, José Carlos Sodré, quando questionado por jornalistas sobre a situação dos coordenadores pedagógicos aprovados no concurso 2005 afirma a existência de professores exercendo o papel de coordenador pedagógico nas escolas do estado, o que consiste em desvio de função, segundo o que está escrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 no seu TÍTULO VI – Dos Profissionais da Educação artigo 64, a qual afirma que a função de coordenador pedagógico deve ser exercida por um pedagogo, profissional habilitado do curso de pedagogia. “A secretaria entende que há a necessidade de coordenadores, mas em muitas escolas existem professores que não ocupam toda a carga horária com ensino e fazem também um trabalho de coordenação (Carlos Sodré, entrevista ao caderno de concursos do jornal A TARDE, TERÇA-FEIRA, 19/05)

Essa resposta do superintende de recursos humanos é bastante contraditória, pois ultimamente temos visto diversos alunos nas ruas reclamando da ausência de professores em sala de aula, mas existe professor fora de função exercendo o papel de coordenador pedagógico.

É um verdadeiro paradoxo!? Por que não convoca aqueles que são de direito para exercer a sua função, ou seja, o coordenador pedagógico aprovado em concurso pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia? O futuro de nossa juventude não pode continuar sendo tratado com esse descaso.

A educação de qualidade é um direito de todos. Mais de mil profissionais habilitados e com competência comprovada através do Concurso Público, o qual incluiu provas de títulos, aguardam convocação do Governo da Bahia, para suprir a carência de Coordenadores Pedagógicos na Rede Estadual.

Qualquer saída que não passe pela convocação dos concursados será um paliativo que acarretará na queda da qualidade da Educação na Bahia. A resistência do governo do estado em contratar os coordenadores concursados só contribui para a queda dos índices de desempenho das escolas estaduais da Bahia, comprovados nos números do IDEB e do ENEM. Os estudantes e os profissionais da educação merecem respeito! Chega de fazer a Educação de qualquer jeito!

(Coordenadores pedagógicos, por e-mail)

 

 

_______________________________________________________________________________

 

Notícias de 29/05/2009

 

Professores e coordenadores aprovados no concurso de 2005 realizam manifestação na sexta-feira, 29 de maio, na Praça da Piedade, às 14 horas.

Até o momento o governo estadual não deu uma resposta aos questionamentos dos concursados, que vêem a manutenção do REDA e o completo desprezo aos aprovados.

 

 

_______________________________________________________________________________

Atenção: notícia publicada em 05 de maio de 2009

O professores e coordenadores do concurso de 2005 convocam todos os aprovados daquele ano para a seguinte atividade:

 

 

 

 

Visita à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa da Bahia

Em 12 de maio de 2009

Às 8h30

A Assembléia Legislativa fica no Centro Administrativo da Bahia

Você pode gostar de ler também: