Rede Estadual: na manhã desta quarta-feira, 16 de setembro, tem assembleia geral

Manifestação no Largo do Tamarineiro

Nesta terça-feira, 15 de setembro, no Largo do Tamarineiro, haverá uma grande manifestação contra a enturmação. O ato público foi definido na reunião da zonal da Liberdade, realizada quinta-feira, 10, pela APLB-Sindicato com escolas daquela área.

A enturmação é uma decisão do governo estadual de agrupar turmas, o que, no ponto-de-vista do sindicato e da categoria, causa prejuízos pedagógicos e funcionais para estudantes e professores.

E mais…

Na quarta-feira, 16 de setembro, paralisação nacional pela implementação do Piso Salarial.

Às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, haverá assembléia geral da Rede Estadual.

No mesmo horário, na Praça da Piedade, a Rede Municipal de Salvador realiza uma manifestação, com atividades pedagógicas e distribuição de um caruru, pelo Piso Nacional e pelo Dia Municipal de Luta para que o Executivo cumpra com todos os itens do acordo feito com a categoria.

Os trabalhadores em educação da Rede Estadual, após a assembleia na Ladeira dos Aflitos, se integram à manifestação da Rede Municipal na Praça da Piedade.

_______________________________________________________________________________

Na quinta-feira, 10 de setembro, a APLB-Sindicato e os trabalhadores em educação fizeram um protesto – café da manhã – em frente ao Palácio do Planalto. Não à enturmação!

Veja reportagem em A Tarde On line

__________________________________________________________

Os trabalhadores estaduais em educação, liderados pela APLB-Sindicato, realizaram uma assembléia na manhã desta terça-feira, 8 de setembro, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.

Gritando “não à enturmação” e demonstrando indignação contra antigos problemas até agora não resolvidos, os trabalhadores em educação aprovaram uma paralisação de 48 horas nesta quarta e nesta quinta (9 e 10 de setembro).

Após a assembleia todos saíram em passeata até a Praça Castro Alves.

Nesta quarta, às 9 horas, tem reunião das zonais, com intensa mobilização da comunidade escolar. Confira os locais:

1. Centro – Colégio Central
  2. Cidade Baixa – Colégio Costa e Silva
  3. Liberdade – Colégio Anísio Teixeira
  4. São Caetano – Colégio Pinto de Carvalho
  5. Periférica – Colégio Vale dos Lagos
  6. Orla I – Colégio Manoel Devoto
  7. Orla II – Colégio Rotary
  8. Subúrbio – Colégio Barros e Barreto
  9. Cabula – Colégio Roberto Santos II
  10. Brotas – Colégio Luis Viana

Na quinta-feira, a categoria vai tomar café da manhã, às 8 horas, no Palácio de Ondina.

Também foi aprovado o “fora, Remi”, com a categoria pedindo a saída do coordenador de Provimento e Movimentação da SEC, Remi Silva Bomfim, acusado de atender muito mal e deseducadamente os trabalhadores em educação que vão à SEC em busca de informações.

E no dia 16 de setembro, de acordo com aprovação da assembléia geral, os trabalhadores em educação param em todo o Brasil pela implementação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional.

Nesse mesmo dia 16 haverá assembeia geral, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.

Leia aqui o documento entregue pela APLB-Sindicato ao secretário Osvaldo Barreto Filho.

E outras notícias da movimentação da APLB-Sindicato.

Veja abaixo o panfleto distribuído no 7 de Setembro, no Grito dos Excluídos:

A APLB-SINDICATO É CONTRA A ENTURMAÇÃO

A APLB-Sindicato, nesses seus 57 anos de existência, sempre primou pela luta a favor de uma educação pública, gratuita, digna e de qualidade. E nesse sentido é contra a “enturmação” que a Secretaria Estadual de Educação (SEC) está propondo.

ENTURMAÇÃO, para quem não está familiarizado com o termo, é o ajuntamento de turmas numa mesma sala de aula.

A redução do número de alunos por turma é uma bandeira histórica dos profissionais da educação, fruto de muitos debates.

A SEC, ao invés de trabalhar esta questão, mantém a postura de governos passados, que com o ano letivo em curso e a carga horária distribuída, resolve comodamente fazer enturmação.

Isto tem causado grandes transtornos nas unidades escolares, desestabilizando professores e alunos.

Os resultados são danosos. Professores não conseguem passar os assuntos como gostariam; estudantes não assimilam as aulas; e muitos educadores acabam sobrando, caindo na armadilha da excedência. Salas de aula lotadas não fazem bem a ninguém.

O governo da Bahia não pode continuar usando o mesmo padrão de anos atrás para definição do número de alunos por turma, é preciso se fazer um estudo para que, aliadas a outras propostas, seja adotada uma política adequada à realidade.

NÃO À ENTURMAÇÃO!

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!

NESTE 7 DE SETEMBRO A APLB-SINDICATO ESTÁ NAS RUAS, APOIANDO O GRITO DOS EXCLUÍDOS