Rede Estadual – Paralisações e assembleia com indicativo de greve pressionam o governo

Crédito das Fotos: Getúlio Lefundes

Atendendo a convocação da APLB-Sindicato, os trabalhadores em Educação da Rede Estadual da Bahia realizaram de forma simultânea nesta segunda-feira (17), 18 assembleias regionais em todo o estado. Em Salvador, a assembleia geral da região metropolitana lotou o Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. Para Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato, “foi uma assembleia tranquila e bastante participativa que revela a unidade da categoria. Foram aprovados na assembleia, praticamente por unanimidade, todos os encaminhamentos que foram propostos pela direção da APLB”, ressaltou.

Rui destaca que a rede estadual vai paralisar suas atividades na terça e quarta (18 e 19) e logo após o Carnaval, na segunda-feira (02/03), serão realizadas zonais em Salvador. A próxima Assembleia Geral será no dia 4 de março, no Ginásio dos Bancários, que possui o indicativo de greve geral, caso o governo do Estado não envie nenhuma proposta para a categoria neste período.

Entre os itens que constam na pauta de reivindicações, Rui Oliveira mencionou “reajuste linear (que deverá ser discutido com outras categorias), Tabela, Piso Salarial, Reforma do Ensino Médio, Bolsa Auxílio, e uma série de outros itens que foram entregues ao governo e nós esperamos que ele dê uma devolutiva à respeito”, enfatizou.

Durante a assembleia foi aprovada uma Moção de Apoio e Solidariedade à greve dos petroleiros e logo após a assembleia, os trabalhadores em educação saíram em caminhada até a Praça da Piedade.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL)  prestigiaram a assembleia.

Atenção para a Agenda de Paralisação na Rede Estadual:

Na terça-feira (18/02) – ATO CONJUNTO com a Rede Municipal, às 9h, no Farol da Barra.
Quarta-feira (19/02) – Entrega da ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) junto com outros servidores públicos, contra a PEC – 159, Reforma da Previdência Estadual.
Mudança do Garcia –Segunda (24/02)