ATENÇÃO PARA A ALTERAÇÃO NA DATA DA JORNADA PEDAGÓGICA DA GRE ITAPUÃ: SERÁ NO DIA 05 DE FEVEREIRO

SOBRE A JORNADA PEDAGÓGICA DA GRE ITAPUÃ

Em função da tradicional Lavagem de Itapuã, em homenagem a Iemanjá, que acontecerá no dia 1º de fevereiro, próxima quinta-feira, as escolas que estão localizadas no entorno da festa, não terão condições de realizar a Jornada Pedagógica, haja vista as dificuldades para os professores terem acesso às referidas unidades, bem como, estarão vulneráveis quanto à segurança. Essa orientação é válida também para os professores que residem em Itapuã e trabalham em escolas localizadas em outros bairros, pois encontrarão dificuldades de transporte para chegarem aos seus locais de trabalho.

Desse modo, a APLB-Sindicato, em contato com o secretário Municipal da Educação, apresentou uma proposta de remanejamento de data da citada atividade, que será realizada no dia 05 DE FEVEREIRO, segunda-feira, com a seguinte dinâmica:

• pela manhã os alunos serão recebidos para receberem as boas vindas e,

• à tarde, o corpo docente, coordenadores pedagógicos e direção das escolas estarão reunidos para o planejamento pedagógico.

O secretário acatou a proposta da APLB-Sindicato e a SMED deverá informar oficialmente à GRE sobre esta alteração da data da Jornada Pedagógica.

APLB-SINDICATO

NOTÍCIAS ANTERIORES

Companheiros,

O calendário letivo publicado pela SMED esbarra em situações que poderiam ser evitadas se a proposta que foi construída por meio de um processo democrático, e aprovada pela categoria, fosse adotado integralmente. A democracia não prevaleceu na atual administração municipal!

A proposta da categoria respeita rigidamente a legislação, assim como dá ênfase a jornada pedagógica, ferramenta fundamental para possibilitar aos profissionais da educação reflexão, análise e discussão dos desafios presentes no contexto escolar, assim como planejar e organizar as ações que serão desenvolvidas nas unidades escolares. É a atividade extraclasse que os professores, ao estarem reunidos, trocam experiências, e por meio de debates, apresentam suas projetos para superarem as dificuldades, criando estratégias para trabalhar em sala de aula.

Enquanto a categoria apresenta a sugestão de três dias para a jornada pedagógica, a SMED indica apenas um dia, visto que no dia 31/01 o evento será dirigido apenas para os gestores. Os professores e coordenadores pedagógicos deverão estar nas unidades escolares no dia 01/02.

E AS ESCOLAS SITUADAS EM ITAPUÃ?

Faz parte da nossa cultura as festas de largo, a culinária, pois somos o berço das manifestações populares, quando se reúnem grandes multidões, principalmente no início do ano.  Destaque-se aqui o dia 1º/02, quando ocorre a “Lavagem de Itapuã”, festa tradicional e bastante concorrida. Preocupa-nos o fato da jornada pedagógica ocorrer nesse dia por vários motivos:

1. As escolas do entorno, assim como as organizações situadas nas proximidades do circuito da festa terão suas atividades comprometidas;

2. Ainda que algumas escolas possam ter condição de funcionamento, o acesso para o entorno do circuito estará obstruído, dificultando o acesso e o retorno dos trabalhadores que garantiriam o pleno funcionamento no primeiro dia de aula, fato simbólico, mas profundamente relevante para a comunidade escolar;

1. Os professores que residem no circuito da festa, também terão dificuldades para o deslocamento para as escolas situadas em outros bairros.

Estas preocupações são necessárias por conta da mobilidade e segurança sempre comprometidas em situações de grande concentração de pessoas, e isto afetaria alunos, comunidade e toda a equipe escolar.

Assim, a APLB-Sindicato vem tratando com a SMED no sentido de mudar a jornada pedagógica da GRE Itapuã, dada a exposição de motivos supracitada.

A direção da APLB estará reunida com o secretário de educação Bruno Barral, na próxima quinta-feira, 25, a fim de tratar a questão.

Continuaremos mantendo todos informados sobre os encaminhamentos que a APLB vem tomando.