Representantes de Escolas: gestão democrática e participativa

A posse dos Representantes de Escola foi realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários, na última sexta-feira (13).  Para Aurenice Santos, uma das eleitas empossadas “esse momento é muito importante. As escolas precisavam muito de um representante junto à APLB. É importante para o movimento, para que cada escola que fique informada,  se aproxime mais do sindicato, que é nosso representante legal de classe. E o processo foi de uma lisura esplêndida. 2020 será um ano de muita luta, precisamos brigar para que os concursados sejam chamados, que se tenha mais efetivos na rede, e essa luta vai ser construída  com a representação de cada escola”.

Carla Oliveira, que também foi empossada durante o ato considera que ter representantes de escola reforça um modelo democrático de organização. “Assim podemos participar, não apenas como ouvinte ou multiplicador de mensagens da escola para o sindicato, mas de forma a construir as pautas, contribuir, dar sugestões, fazer críticas construtivas que fortaleçam ações da APLB em defesa da Educação”

O ato teve a presença da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que falou sobre a atual conjuntura e as mobilizações do seu mandato em defesa do ensino público e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e do professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato entidade responsável pelo pleito.

As eleições para Representante Escolar são realizadas a cada dois anos pela APLB, com o objetivo de promover a participação democrática dos trabalhadores (as) da área de Educação nas ações desenvolvidas pela entidade. O representante escolar tem a função de mediar a relação entre o sindicato e os trabalhadores das unidades de ensino. Segundo a diretora Elza Melo esse é um modelo de organização que existe desde 1981 e a cada ano vem se aperfeiçoando. “Os trabalhadores vêm se conscientizando e vão buscando um crescimento político na nossa rede. Há uma necessidade que todas as unidades escolares tenham os seus representantes. Ainda que a gente visite as escolas, são eles que estão no dia-a-dia para escutar, ouvir opinião e trazer a posição da sua unidade para a APLB”.

Além da posse foram discutidos temas como a agenda para a campanha salarial 2020 que já está em curso, o seminário de formação que vai acontecer em breve, além das perdas salarias com base no levantamento  feito pelo Dieese. O evento terminou com uma confraternização na sede da APLB-Sindicato.  “O momento da confraternização também é de fortalecimento de vínculos que são importantes e necessários. O período em que o país está vivendo, com uma conjuntura em que os profissionais de educação são alvos, são perseguidos,  em que todo o tempo  temos um direito ceifado é importante garantir esses momentos para fortalecer a nossa unidade para a luta. A campanha salarial 2020 já começou e a posse dos representantes faz parte do nosso plano de ação. A APLB está de parabéns por promover esse evento” concluiu Arielma Galvão, diretora da entidade.