REPÚDIO À VIOLÊNCIA! NO 29º DIA DE GREVE ATO NA PRAÇA MUNICIPAL FOI FORTE E EMOCIONANTE! TODOS À ASSEMBLEIA NESTA QUINTA, 9, NO GINÁSIO DOS BANCÁRIOS.

A Greve chega ao 29º dia com manifestação na Praça Municipal em repúdio à Guarda Municipal pela agressão aos professores e entrega dos abaixo assinados da  campanha “Eu assino pela Educação”

O tiro saiu pela culatra! Se a gestão municipal pensou que ia acabar com a greve à força, ordenando a ação truculenta da Guarda Municipal contra uma manifestação dos professores da rede municipal, que estão em greve há 29 dias por conta da intransigência e falta de diálogo do prefeito, se enganou e muito!

Após a ação violenta e covarde dos guardas civis municipais contra professores que faziam uma manifestação pacífica na SMED, o movimento cresceu! Os professores foram as ruas e mostraram as suas armas!

Fotos: Getúlio Lefundes|Leda Albernaz

O número de escolas fechadas só aumentou e na tarde desta quarta-feira, 8, a Praça Municipal foi tomada de professores e professoras indignados, que participaram do grande Ato em Repúdio à Agressão da Guarda Municipal, promovido pela APLB-Sindicato, que contou mais uma vez com a presença e apoio dos vereadores Aladilce Souza, Marta Rodrigues, Silvio Humberto e Hilton Coelho. Durante o ato foram lidas moções de apoio aos professores e repúdio à agressão da Guarda Municipal enviados por várias entidades, inclusive da própria Guarda Municipal.

O ato foi  forte e emocionante. Nem o sol escaldante e nem a chuva que caiu em alguns instantes fizeram o povo da Educação arredar o pé da praça.  A manifestação, promovida pela APLB-Sindicato, legitima representante da categoria, teve o objetivo de manifestar a indignação dos professores com a repressão da Guarda Municipal ao movimento, bem como fazer a entrega ao executivo municipal dos abaixo-assinados da Campanha “Eu assino pela Educação”.

#NEGOCIAPREFEITO

Em mais uma tentativa de demover o prefeito de sua posição inflexível de não conceder o reajuste linear e sequer concordar em receber os representantes da categoria para buscar uma saída para o impasse, a APLB-Sindicato lançou a Campanha Eu assino pela Educação, que colheu milhares de assinaturas da população de Salvador.

Após o protesto realizado em frente à Câmara/Prefeitura uma comissão formada por diretores da APLB, acompanhada dos vereadores presentes, se dirigiu à Prefeitura para entregar os abaixo assinados e pedir que o prefeito receba a categoria na mesa de negociação. Mais uma vez foram recebidos pelo chefe de gabinete, Caio Martins.

Na volta da comissão da Prefeitura e depois de alguns informes, os professores saíram em caminhada rumo ao Pelourinho, cantando a ladainha “Livrai-nos de Neto”, com acompanhamento de um nano trio. No Terreiro de Jesus foram barrados pela PM, que não permitiu a descida do nano trio pelas ruas do bairro histórico. A caminhada ganhou a animação da Banda Tambores de Búzios e seguiu o passo com toda a força e energia rumo ao Largo do Pelô.  Os manifestantes ainda tiveram fôlego para retornar até a Praça Municipal onde o ato foi encerrado.

ATENÇÃO PARA A NOSSA AGENDA DE GREVE:

NESTA QUINTA-FEIRA, 9/08 – 10h – Assembleia Geral, no Ginásio dos Bancários.