Reunião do Conselho Geral da APLB encerrada neste sábado, 24, com aprovação do Plano de Lutas 2018

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes

O Conselho Geral da APLB-Sindicato (Diretoria Executiva e lideranças sindicais das regionais, delegacias e núcleos do interior da Bahia) se reuniu durante dois dias (23 e 24 de fevereiro) no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador. Ao final, foi aprovado o Plano de Lutas da entidade para este ano.

Na manhã de sexta-feira, 23, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e o presidente estadual do PCdoB, de São Paulo, e integrante da Executiva da CTB, Nivaldo Santana, ex-deputado, falaram sobre a atual conjuntura nacional; o ilegítimo governo Temer e suas tentativas de tirar os direitos dos trabalhadores por meio das reformas previdenciária e trabalhista.

À tarde, advogados do Sindicato APEOC, do Ceará, falaram dos Precatórios do Fundef e da conquista da APLB-Sindicato para os professores do município de São Felipe, o primeiro da Bahia, a ganhar na Justiça o pagamento dos precatórios, como foi informado neste portal.

Durante os debates a atuação da entidade e o intercâmbio de informações entre os participantes sobre as ações do sindicato e as demandas da categoria, foram os primeiros assuntos. Em seguida, as discussões e reflexões sobre as ações e a organização sindical da APLB foram os temas.

As comissões colegiadas explanaram as ações de suas respectivas pastas e apresentaram seus planos de luta para o ano de 2018. O Conselho Fiscal, os setores de Organização e Jurídico informaram suas atuações e também apresentaram seus planos de luta, que foram aprovados pela plenária.

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, falou as questões inerentes à rede estadual da Bahia e detalhou os últimos avanços conquistados pela categoria.

Depois, durante a Plenária das Regionais, foram feitas a apresentação e a aprovação do Plano de Lutas 2018. Houve deliberação da plenária sobre os destaques apresentados pelos participantes, como a participação na Conferência Nacional da Educação (Conape), que será realizado no mês de maio, em Belo Horizonte. Foi explicado que este evento será precedido por uma Conape estadual, em abril, com organização de uma coordenação formada por dirigentes regionais, juntamente com a diretoria de Educação da APLB.

Ao final, o coordenador-geral da APLB elogiou a reunião do Conselho Geral, que classificou como produtivo e qualificado, e desejou um bom retorno aos dirigentes do interior. “Viva a APLB, viva os educadores baianos e, fora Temer”, bradou Rui.

Notícias anteriores

Reunião do Conselho Geral da APLB-Sindicato, sexta-feira, 23, e sábado, 24, em Patamares

Conselho Geral da APLB-Sindicato – 23-02-2018 à noite

Fotos: Getúlio Lefundes