Rui Oliveira debate conjuntura e defesa do Fundeb em reunião da regional metropolitana

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, participou nesta quinta-feira (21) de reunião da regional metropolitana, no município de Cachoeira (BA). Na ocasião, o dirigente da APLB falou sobre a situação da Educação na atual conjuntura e reforçou a participação da entidade no dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Luta em Defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Conforme anunciado pelo governo, o atual Fundeb tem prazo para acabar. Sua vigência termina em 2020. A falta desse financiamento instalaria o caos, acabaria com a educação básica no Brasil. Não podemos permitir tamanho retrocesso. É de fundamental importância a participação de toda a sociedade, comunidade escolar, entidades na luta em defesa do Fundeb, contra todos esses ataques do governo à área de ensino”, destacou Rui.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou o Dia Nacional de Mobilização pelo Novo Fundeb – 27 de novembro. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020. Após essa data, o regime de cooperação ficará extinto, podendo comprometer gravemente o financiamento da Educação em todo país.

Até o dia 27 de novembro, as entidades filiadas à CNTE nos estados e municípios devem promover debates com a categoria, explicando a importância da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 15/2015 que torna o Fundeb permanente e com um aporte maior de recursos da União.