Seminário Base Nacional Comum tem início com intensa participação de dirigentes do interior e da capital

SEMINARIO BASE NACIONAL COMUM 30.10 (13)SEMINARIO BASE NACIONAL COMUM 30.10 (1)

O Seminário Base Nacional Comum e os desafios para a aprendizagem, promovido pela APLB-Sindicato, foi aberto por volta das 9h30, na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro, no Salão Esmeralda do Sheraton Bahia Hotel, próximo à Praça do Campo Grande, em Salvador. No entorno do hotel, várias faixas informavam à população a realização do evento.

A professora Olívia Mendes, diretora da APLB, cerimonialista do seminário, destacou a presença das comitivas do interior da Bahia. Em seguida, foi formada a mesa dos trabalhos com o coordenador-geral do sindicato, professor Rui Oliveira; o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira; as diretoras da APLB, Claudenice Barbosa Santana e Clarice Pereira dos Santos; o diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE) 26, Luiz Henrique Peixoto; o jornalista Altamiro Borges, editor da revista Debate Sindical; e a professora Madalena Guasco Peixoto, coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Ao falar à plateia, o professor Rui enfatizou que a APLB-Sindicato não luta só por corporativismo e salário e a realização deste seminário é exemplo disso. Afinal, a APLB é a única entidade a fazer o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular. “Estive anteontem na CNTE, em Brasília, e isto foi destacado’, disse Rui. Ele elogiou a participação dos dirigentes dos núcleos e delegacias do sindicato do interior da Bahia e acentuou: “Professor é pra brilhar, não é pra morrer de fome”.

O presidente da CTB na Bahia, Aurino Pedreira, fez referência ao Dia do Servidor Público (data comemorada em 28 de outubro, mas este ano passou para o dia 30 para emendar com o feriado de 2 de novembro) e elogiou a participação dos trabalhadores em educação no seminário. “Vivemos um momento difícil, de crise econômica e política no mundo, não é só o Brasil. A onda conservadora é forte, por isso ações como essa que a APLB promove são dignas de elogios”, afirmou Aurino.

O professor Luiz Henrique Peixoto destacou a realização de eleições diretas para gestores escolares no próximo dia 10 de dezembro. “É terceira eleição direta, a primeira foi realizada em 2008. É uma grande conquista da APLB, que tornou-se realidade nos últimos doze anos. A ambiência escolar e temos que reconhecer isto só foi possível com governos mais populares e a luta da APLB”, complementou.

A professora Madalena Guasco Peixoto também destacou a participação dos servidores públicos no País. “Servidor público é muito importante, e só quem não o defende são os defensores de um Estado mínimo”, ressaltou, acrescentando que a promoção da APLB é fundamental para a comunidade escolar saber mais da Base Nacional Comum.

Diretora da APLB, a professora Claudenice Pereira dos Santos enfatizou que, ao realizar este seminário, a APLB-Sindicato amplia as discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular, “que estava apenas em nível de ambiente virtual”.

Fotos: Getúlio Lefundes