Seminário dos Coordenadores Pedagógicos tira dúvidas e promove debates

Foi realizado nesta terça-feira, 4 de setembro, no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, o Seminário de Coordenadores Pedagógicos, com palestras voltadas para a função, valorização e reconhecimento profissionais. Também teve como objetivo analisar e sugerir propostas de alteração do Estatuto e do Plano de Carreira e Vencimentos dos Servidores do Magistério Público do Município de Salvador.

Nesse seminário também foi informado como está a discussão sobre o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na Câmara de Deputados, especialmente o substitutivo ao Projeto de Lei nº 7431/06 de autoria do deputado Severiano Alves (PDT), relator, que apresenta uma nova proposta de piso. Foi também apresentada uma proposta de documento elaborado por uma comissão de coordenadores pedagógicos, contendo as reivindicações desse segmento a ser entregue ao Executivo Municipal.

Por fim, foram foram feitos os seguintes encaminhamentos:

1. Reestruturação do Departamento de Coordenadores Pedagógicos da APLB-Sindicato;

2. Que todos discutam, tanto o documento, como os Capítulos I e II do Plano de Carreira nas escolas e encaminhem as sugestões via e-mail para a APLB-Sindicato;

3.Que as reuniões nas escolas, por zonal, seminários, assembléia sejam realizadas para discutir e aprovar esses instrumentos.

Reconhecimento

Questões como o papel do coordenador, currículo, profissionalização e valorização foram questionadas pelos participantes do evento. Há uma reclamação dos coordenadores sobre as dificuldades enfrentadas nesta profissão, que muitas vezes nem é reconhecida. Neste sentido se inserem nos questionamentos as reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) para discutir as tarefas da Semana Pedagógica. A reclamação é que são convocados apenas os diretores e não os coordenadores pedagógicos, que convivem com mais proximidade com as adversidades da escola.

A palestrante Marlene Oliveira propôs que os encontros regionais por áreas e momentos de socialização sejam reforçados ou mais frequentes entre os coordenadores pedagógicos, para ajudar no processo de autoconhecimento e reflexão dos profissionais, entendeu a maioria. Ela ressaltou que o coordenador pedagógico preocupa-se com todo o corpo escolar, mas “quem se preocupa com o coordenador?”

A iniciativa da APLB-Sindicato em promover este seminário é um importante passo para a mudança desse quadro, acrescentou Marlene Oliveira. A palestrante Rita Chagas falou sobre o currículo do pedagogo aplicado nas universidades, que não se adequam à realidade das unidades de ensino, principalmente nas escolas públicas. Ela sugere uma reforma curricular.

As palestrantes e os coordenadores parabenizaram a APLB-Sindicato pela iniciativa de promover um seminário específico para a categoria. Também cobraram um espaço dentro da APLB-Sindicato para os coordenadores pedagógicos debaterem seus problemas profissionais e se encontrarem regularmente.