Servidores na luta contra a PEC da Previdência Estadual – Categorias ameaçam entrar em greve

Os Sindicatos e servidores de diversas categorias continuam organizados contra a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição Estadual em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia encaminhada pelo Governador Rui Costa, a PEC 159. Na manhã desta quinta-feira (23/01), o Fórum de Entidades, composto pela APLB-Sindicato e outras representações promoveram uma manifestação de protesto na frente da Assembleia Legislativa. De acordo com Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato, a intensa e forte mobilização pode conquistar um novo posicionamento.  “Precisamos intensificar a mobilização. Acreditamos que é possível que as centrais sindicais consigam obter algum resultado na reunião que terão com o líder do governo na próxima segunda, mas na terça-feira, 28, já convocamos os servidores e estaremos com uma multidão na Assembleia Legislativa  para  garantir que essa reforma seja barrada”,  afirmou.

Pensamento semelhante é compartilhado pelo sindicalista Paschoal Carneiro, presidente  da CTB-BA. Segundo ele, o Governo está com  dificuldades em  aprovar  a PEC 159 – que trata da previdência estadual. “A Proposta está sem relator, ninguém quer ser relator. Marcaram uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça e não deu quórum. O importante é que o movimento das entidades que representam os servidores está unido. E se votarem, algumas categorias estarão em greve. A  unidade é a chave da vitória”, destacou Paschoal acrescentando que na próxima segunda-feira (27/01), as centrais sindicais devem ter uma reunião com o líder do governo para informar quais  categorias vão entrar em greve  e para apresentar 12 pontos que devem amenizar a situação do servidor público.

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia – Sindpoc e o Sindicato dos Policiais Penais (antigos agentes penitenciários) aprovaram indicativo de greve em assembleia realizada nesta semana.