Teixeira de Freitas: APLB-Sindicato se reúne com os Coordenadores para discutir a reserva de Carga Horária

Na terça-feira (03/04), os Coordenadores efetivos da Rede Pública Municipal de Educação de Teixeira de Freitas se reuniram na sede da APLB – Sindicato, com o objetivo de dialogar sobre a carga horária, ou seja, o acompanhamento pedagógico dos profissionais em Educação Infantil e Ensino Fundamental I(1º ao 5º).

O problema já vem se arrastando a algum tempo sem que o atual Secretário de Educação, Hermon Freitas, apresente uma proposta para categoria. Segundo a lei (Lei Complementar Nº 008/2008 de 18/08/2008) os professores da Educação Infantil e Fundamental I, devem receber uma gratificação de 30% para realizar em outro turno o Acompanhamento Pedagógico, tendo em vista que os estudantes não podem ser dispensados para a atividade de planejamento.

Apesar da Secretaria não enviar oficialmente nenhuma proposta para sanar o problema, a reunião foi fundamental para colher dos Coordenadores, sugestões, questionamentos e propostas. Um dos questionamentos foi se por terem 20 horas no concurso como podem trabalhar em horário oposto e fora do seu turno? Outra questão se refere ao cumprimento no sábado. Nesse último caso, além de sobrecarregar os profissionais, também interfere na sua qualidade de vida.

Os Coordenadores compreendem as dificuldades que o Município vem atravessando, mas a ampliação da carga horária acaba indo na contramão em vários aspectos. Entre eles se destacam, a questão econômica, pois teriam que pagar para que o Coordenador realize tal atividade, seja em turno oposto ou no final de semana. Outro aspecto relevante é a sobrecarga de trabalho e consequentemente a diminuição da qualidade de vida para os profissionais envolvidos.