Morte da professora Clarice é destaque na imprensa e sua trajetória é lembrada por lideranças políticas e entidades da Educação

Desde a madrugada de segunda-feira (22/06) são inúmeras as homenagens e registros sobre a morte e trajetória da professora Clarice Pereira, que chegam ao conhecimento da direção da APLB-Sindicato. Vítima do coronavírus, desde o início da pandemia Clarice se mostrava bastante preocupada em alertar a comunidade onde morava, o complexo do Nordeste de Amaralina, bem como a comunidade escolar, familiares e amigos, sobre o perigo do vírus e a necessidade de ficar em casa, em isolamento social. A professora chegou até a gravar um vídeo, alertando a população.

A direção da APLB e seus funcionários rendem homenagens a esta figura tão carismática e combativa. Mas o carisma da educadora foi além, contagiando muitas outras pessoas, de diversos segmentos. Por onde passou fez história e deixou marcas profundas de admiração e respeito.

Clarice era muito querida na área da Educação. Inúmeros professores e professoras das redes estadual e municipais  lamentaram a sua morte e se solidarizaram. Foram muitas as escolas que encaminharam Moção de Pesar.

O secretário de gestão da Prefeitura de Salvador, Tiago Dantas, lamentou profundamente a morte de Clarice. Entidades ligadas à Educação, como o Instituto Aníso Teixeira, a SMED e o Fórum de Gestores, publicaram nota de pesar nos respectivos portais e redes sociais. Gabriel Saulo e Danilo Bittencourt, atual e ex-gerente de Pessoas da SMED, também se posicionaram com pesar.

Adilson Araújo, presidente da CTB nacional, externou em uma de suas redes sociais o seu desabafo “Adeus, Professora Clarice. Está difícil, muito difícil. Já era madrugada quando recebemos a triste notícia do falecimento da nossa querida amiga Professora Clarice. Dirigente da APLB Sindicato e do PCdoB-Salvador, Clarice, foi vítima da Covid-19. Meu profundo pesar e solidariedade à toda família da Educação da Bahia, ao nosso irmão Valdir Campos Estrela Estrela e família, a galera do Nordeste de Amaralina, Unegro, militância da APLB, PCdoB de Salvador, aos nossos camaradas, aos amigos e amigas. Professora Clarice, uma pessoa imprescindível. Presente!”.

Veja a homenagem da Gerência Regional Liberdade-Cidade Baixa e a Moção de Pesar do Conselho Estadual de Educação  da Bahia:

Outras figuras políticas e partidos também se colocaram apresentando homenagens e moções, como o  PCdoB,  Olivia Santana , Alice Portugal,  o Diretório Municipal do PCdoB de Cruz das Almas, entre outros. O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Álvaro Gomes, externou seu pesar em suas redes sociais. “Era belo o seu sorriso, mulher guerreira, feminista, anti-racista, revolucionária, sempre irradiando alegria e esperança de uma sociedade com paz e justiça social. Sempre na batalha e na frente de luta tombou, a covid-19 lhe abateu. Fica a tristeza, a dor, a solidariedade a Valdir Estrela, seus familiares e amigos. Fica o exemplo de militante imprescindível como diria Bertold Brecht, mas que agora se encontra em outro plano. Professora Clarice, PRESENTE!!!”

O vereador Claudio Tinoco (DEM) divulgou vídeo no qual defende um Projeto de Indicação ao Prefeito de Salvador, se  aprovado pela Câmara de Vereadores, mudar o nome do CMEI do Nordeste de Amaralina para  “Centro Municipal de Educação Professora Clarice”, como uma justa homenagem.  Confira o vídeo:

A morte da Professora Clarice também foi destaque na imprensa, órgãos ligados à educação, e entidades sindicais. Confira abaixo alguns links das matérias que destacaram seu perfil de mulher negra, de luta e ativa em defesa dos direitos dos trabalhadores em educação:

Na SMED: http://educacao.salvador.ba.gov.br/nota-de-pesar-professora-clarice-pereira-dos-santos/

No G1:

Correio da Bahia:

No A Tarde:  https://coronavirus.atarde.com.br/diretora-da-aplb-morre-em-salvador-vitima-da-covid-19/

No Aratu Online:    https://aratuon.com.br/noticias/pre-candidata-a-vereadora-professora-clarice-do-nordeste-de-amaralina-morre-vitima-de-covid-19/

No Varela Notícias: https://varelanoticias.com.br/diretora-da-aplb-morre-em-decorrencia-da-covid-19-em-salvador/

Portal Nordeste Eu Sou:

[LUTO] Morre, vítima do Covid-19, a professora Clarice

CTB:

ASSUFBA: http://www.assufba.org.br/novo/nota-de-falecimento-clarice-pereira-dos-santos/

ACEB: https://acebqualifica.org.br/professora-clarice-mais-uma-vida-preciosa-ceifada-pela-covid-19/

ADUNEB: https://www.aduneb.com.br/noticias.php?news_not_pk=7279

Portal Salvador Notícia:

Morre professora Clarice Guerreira vítima da COVID-19 (Luto)

Portal União Notícias:

Jornal da Mídia:

Professora Clarice, diretora da APLB Sindicato, morre por coronavírus.

Camaçari Notícias: https://www.camacarinoticias.com.br/noticias/19/75915,professora-da-rede-publica-em-salvador-morre-em-decorrencia-da-covid-19.html